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Para os fãs dos filmes de terror, esta produção italiana tende a ser especialmente intrigante. Não apenas pelas "migalhas de 🗝 pão" deixadas ao longo da trama e que nos conduzem habilmente ao desfecho intenso, mas principalmente porque logo é evidente 🗝 a utilização consciente de engrenagens, cenários e caminhos facilmente identificáveis. Do lettering que traz o título autoexplicativo, Um Clássico Filme 🗝 de Terror, à apresentação dos personagens, tudo atende ao desejo escancarado de homenagear o gênero. Boa parte do interesse gerado 🗝 está na maneira como os diretores Roberto De Feo e Paolo Strippoli utilizam essa compreensão prévia de regras e elementos 🗝 consolidados historicamente ao seu favor. Poderia ser uma simples cópia respeitosa, uma demonstração exibicionista de conhecimento do cânone (conjunto de 🗝 padrões que rege um modelo). Felizmente, se vai além. Os famigerados clichês são trabalhados como peças essenciais de um processo 🗝 afetivo que tem como objetivo o deleite dos apreciadores das narrativas repletas de suspense, pavor e sanguinolência. Depois do plano 🗝 sintomático da mulher sendo massacrada pela criatura agressiva de natureza indefinida, corta-se para o grupo de desconhecidos que viajam juntos 🗝 por conta de um aplicativo de carona. Essa simples sucessão de tomadas acende um alerta: talvez a excursão não acabe 🗝 bem. O diagnóstico é potencializado pela reunião de estranhos. O efeito é calculado como consequência da bagagem do público.
O que 🗝 vemos nos primeiro e segundo terços de Um Clássico Filme de Terror é um acúmulo intencional de lugares-comuns abundantes nas 🗝 histórias de terror. Além do casarão amedrontador situado no meio do nada (ponto para a cenografia), o nerd que revela 🗝 os companheiros de jornada; o casal do exterior, quase alheio ao ambiente no qual tudo acontece; o sujeito de poucas 🗝 palavras que provavelmente guarda segredos; e, por fim, a personagem principal atravessada por um dilema moral de proporções angustiantes. A 🗝 câmera faz questão de sublinhar bastante cada uma dessas características, assim ressaltando que aquela gente é parecida com a de 🗝 tantos e famosos filmes anteriores. É evidente o tributo prestado especialmente aos exemplares norte-americanos dos anos 1980. Os cineastas brincam 🗝 com os códigos do slasher, adiante incluindo no molho saboroso os tipificados white trash – forma pejorativa de se referir 🗝 a pessoas brancas de baixo estatuto social, sobretudo camponeses e lavradores –, lendas pagãs que alimentam fanatismo, vilões improváveis, sacrifícios 🗝 de “inocentes” e cabeças de animais anunciando que há algo de muito bizarro naquele fim de mundo. E a protagonista, 🗝 Elisa (Matilda Anna Ingrid Lutz), precisa tomar uma decisão que colocabest new online casinosbest new online casinos crise seus valores cristãos. O ameaçador plano 🗝 zoon in da imagem do santo que parece julgá-la é suficiente para entender a ideia.
Ao esclarecer os contornos do truque, 🗝 Um Clássico Filme de Terror propõe uma não menos rica ponderação sobre meandros da narrativa cinematográfica, especificamente as servidoras do 🗝 horror. Também há uma discussão acerca dos limites para atingir resultados dramáticos. São provocativas (embora insuficientes) as falas que defendem 🗝 as emoções reais para dar intensidade aos filmes. O algoz determinado a tudo para contemplar as demandas do mercado é 🗝 uma figura sintomática. Caricatura da geração disposta a ultrapassar limites (do bom senso, do ridículo, os humanos, etc.) para sobressair 🗝 num ambiente que transforma sucessivas tendênciasbest new online casinosbest new online casinos obsessões, ele alimenta o teor crítico. Leve, não desenvolvido como poderia, mas 🗝 ainda assim crítico. No exato pontobest new online casinosbest new online casinos que o cinema reivindica agressivamente o protagonismo, Roberto De Feo e Paolo 🗝 Strippoli não fortalecem a ideia da metalinguagem como um buraco negro que absorve e dá significado a tudo. Eles evitam 🗝 que a protagonista consiga violar a hegemonia da representação, mas tampouco oferecerem um argumento para a atitude de registrar à 🗝 posteridade os contragolpes brutais da oprimida. Dessa maneira, os cineastas continuam mostrando cada gesto como característico do filme dentro do 🗝 filme, transformando a vítima numa agressora simplesmente incapaz de conter a vontade mórbida de matar diante da câmera.
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